Sexta, 05 de Setembro de 2025

Programa Gás do Povo: Como será a retirada de botijões

Programa Federal prevê distribuição gratuita de gás de cozinha para famílias de baixa renda

05/09/2025 às 17:37
Por: Redação

O governo federal anunciou recentemente o programa Gás do Povo, com o objetivo de garantir gás de cozinha gratuito à população de baixa renda. A estimativa é atender cerca de 15,5 milhões de famílias. O programa substitui o antigo Vale Gás, onde o valor era recebido em dinheiro.

Quem tem direito ao benefício?

Podem usufruir do benefício famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 759) por pessoa. Quem recebe Bolsa Família (renda per capita de até R$ 218) terá preferência no Gás do Povo.

Como será a retirada dos botijões?

O beneficiário retirará os botijões diretamente na revenda credenciada mais próxima à sua residência, sem intermediários. A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica na revenda habilitada. A previsão do governo é que os primeiros botijões comecem a ser entregues ainda em novembro de 2025. A transição do Vale Gás, em dinheiro, para o Gás do Povo, com a retirada dos botijões, será gradual.

Quantos botijões cada família vai ganhar?

Até seis botijões serão distribuídos por família, dependendo do número de moradores de cada casa.
Famílias com 2 integrantes: Receberão até 3 botijões por ano.
Famílias com 3 integrantes: Receberão até 4 botijões por ano.
Famílias com 4 ou mais integrantes: Receberão até 6 botijões por ano.

Como identificar uma revenda que participa do programa?

O programa Gás do Povo prevê que a revenda habilitada adote regras de identidade visual do programa, seja nas portarias, nos veículos de transporte, materiais de comunicação e no próprio botijão. Além disso, o aplicativo do beneficiário mostrará a lista atualizada das revendas credenciadas.